Zema visita cidades afetadas pelas chuvas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri

O chefe do Executivo estadual esteve em Águas Formosas e Machacalis e garantiu assistência aos municípios.
O governador Romeu Zema visitou as cidades de Águas Formosas e Machacalis, nesta sexta-feira (10), que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram os vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Zema acompanhou as ações de assistência adotadas pelas prefeituras com apoio da Defesa Civil Estadual e conversou com moradores.
“Vim aqui para tomar conhecimento dos danos que as chuvas causaram nas regiões. Infelizmente, tivemos perdas de vidas, duas até o momento. Quero saber como está a situação dos atingidos, como estão sendo assistidos pela Defesa Civil e, principalmente, o que mais podemos fazer. Estive com várias pessoas que perderam as suas casas e que estão com a residência inundada. As prefeituras, por meio da Defesa Civil local, têm dado apoio. Esperamos que as águas baixem entre hoje e amanhã, para que os danos sejam levantados. Sabemos, até o momento, que tivemos pontes que ficaram sem condições de uso e outros problemas”, disse o governador.
O chefe do Executivo estadual ainda informou que o objetivo imediato é resguardar vidas e minimizar o sofrimento daqueles que foram afetados pelas chuvas.
“O Estado dará total assistência a essas pessoas. Já providenciamos o envio de material de higiene, cestas básicas, colchões e estamos trabalhando ao lado dos prefeitos. É uma ação em conjunto entre Estado e prefeituras. E no que depender de mim, toda assistência será dada e continuaremos monitorando. As pessoas perderam bens e estão passando por momentos de privação, realocadas em casas de parentes ou em espaços cedidos pelas prefeituras. É lamentável que a enchente tenha causado esse sofrimento, mas a Defesa Civil do Estado tem feito de tudo para que a situação se restabeleça o mais rápido possível e que as pessoas sofram o mínimo”, concluiu Zema.
O governador decretou situação de emergência em 31 cidades mineiras que foram atingidas pelas chuvas nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Foram registrados desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.
Por g1 Vales de Minas Gerais — Ipatinga