BrasilPolíticaUltimas horas

Urgênte: Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, pede demissão e é exonerado por Bolsonaro

Atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está deixando o cargo. Ele fez o anúncio nesta quarta-feira (23) durante coletiva de imprensa. O presidente da república, Jair Bolsonaro, publicou a exoneração de Salles em uma edição extra do Diário Oficial.

O atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado em seu lugar.

Ricardo Salles foi ministro do Meio Ambiente por mais de dois anos de meio no Governo Bolsonaro. Ele deixa o cargo no momento em que é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) em dois processos. 

Na coletiva de imprensa, o agora ex-ministro, disse que estava “sob pressão” e alegou motivos familiares para deixar o cargo, apesar do respaldo do Palácio do Planalto.

No mês passado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Salles foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados, no âmbito da Operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O órgão apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários.

A suspeita é da existência de um esquema internacional de exportação ilegal de madeira. Além do agora ex-ministro, outras 17 pessoas são investigadas. Na época, o STF também determinou o afastamento de Eduardo Bim do cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Por Da Redação

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco?