CidadesPandemiaUltimas horasVale do aço

Prefeito de Ipatinga anuncia o fechamento da cidade e confirma adesão à onda roxa do Minas Consciente e apenas serviços essenciais poderão abrir

Gustavo Nunes reconheceu a situação crítica dos hospitais da região e disse que o país está passando pelo pior momento da pandemia do novo coronavírus. Novas medidas começam a valer nesta quinta-feira (18).

Em um pronunciamento postado nas redes sociais, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, confirmou que o município foi incluso na onda roxa do programa Minas Consciente.

No vídeo publicado nesta quarta-feira (17), Gustavo reconheceu a situação crítica dos hospitais da região e disse que o país está passando pelo pior momento da pandemia do novo coronavírus.

Nos últimos 15 dias, a nossa cidade e a região, está aí batendo na casa de 98% e 100% dos leitos de UTI ocupados e agora, também, está aumentando, e muito, de uma forma alarmante, a quantidade de enfermarias que também estão ocupadas não só no nosso município, mas na região”, disse o prefeito.

Porém, o chefe do Executivo disse que não concordava com a decisão de manter apenas as atividades essenciais no município, mas que, juridicamente, deveria obedecer a determinação do estado.

“Eu não concordo com esse posicionamento. Eu acredito que o famoso ‘lockdown’ não é aquilo que, de fato, vai trazer a solução para o problema. Acredito que a solução é a vacinação em massa da população, mas isso é uma questão que fizemos uma avaliação jurídica e técnica muito aprofundada e acaba que nós estamos de mãos atadas”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, o decreto que oficializa a inclusão do município na onda roxa do programa Minas Consciente foi publicado nesta quarta e as medidas começam a valer a partir desta quinta-feira (18).

Em nota, o estado afirmou que as restrições previstas na Deliberação 130 do Comitê Extraordinário Covid-19 devem ser, obrigatoriamente, adotadas em todo o território do estado.

Disse ainda que o comitê tem competência extraordinária para deliberar sobre as ações de enfrentamento à pandemia e legislar sobre a proteção de defesa da saúde, no âmbito do Poder Executivo Estadual.

“Nesse sentido, as deliberações do Comitê são atos normativos que devem ser obedecidos pelos municípios”, finalizou a nota do estado.

Veja as medidas impostas na onda roxa:

  • Funcionamento apenas do serviço essencial
  • Suspensão de cirurgias eletivas
  • Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais)
  • Toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana
  • Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado
  • Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, a menos que estejam indo para consulta médica
  • Proibição de eventos públicos ou privados
  • Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa
  • Implantação de barreiras sanitárias de vigilância
  • Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery)

Novos leitos de UTI e respiradores

Na quarta-feira (10), a Prefeitura de Ipatinga confirmou que recebeu 11 novos respiradores do governo federal para reforçar a estrutura contra a Covid-19.

O município conta, atualmente, com 45 leitos de UTI Covid-19 pelo SUS e todos estão ocupados. Nas redes sociais, o prefeito Gustavo Nunes publicou que está em Brasília para buscar credenciamento de 20 novos leitos de UTI.

Para ampliar o atendimento aos pacientes com Covid-19, o município está em fase de conclusão das obras do antigo Restaurante Popular, onde será implementado o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19. A expectativa é de que elas sejam finalizadas até o fim deste mês.

Boletim epidemiológico

Nesta quarta-feira (17), a prefeitura divulgou que o município chegou a 21.853 casos de Covid-19. Desse total, 20.851 se recuperaram e 465 morreram.

Além disso, todos os leitos de UTI do SUS e particulares, destinados a pacientes com a doença, estão ocupados. Já os leitos de enfermaria do SUS e convênio estão com uma taxa de 94% de ocupação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco?