CidadesPoliciaTransitoUltimas horas

Polícia Civil implanta vistoria veicular eletrônica em Malacacheta

Visando aprimorar os serviços prestados à população no setor de veículos, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) passa a realizar as vistorias de forma eletrônica na Delegacia de Polícia Civil em Malacacheta. Além de atender os moradores da cidade, o novo modelo abrange os municípios de Malacacheta de Franciscópolis e Setumbinha, atendidos pela unidade, na região do Jequitintonha/Mucuri.

Adotado pela PCMG, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o sistema proporciona maior comodidade e agilidade, reduz o tempo de espera, bem como gera maior segurança para o trânsito na área de vistoria, por diminuir o fluxo de veículos no local. Outra vantagem da inovação é que torna o procedimento mais seguro, evitando a ocorrência de fraudes.

O serviço é realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em razão da pandemia do coronavírus, o uso de máscara é obrigatório no setor.

Obrigatoriedade e segurança

Após toda compra de veículo usado, o proprietário deve providenciar a transferência de propriedade. Para isso, é necessário realizar a vistoria, que é o ato de avaliar o veículo. No procedimento são verificadas as condições de conservação e manutenção, de forma a impedir que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados. O serviço também é obrigatório em casos de alteração de dados e emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A vistoria, ainda, assegura a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento é executado por órgãos de trânsito e segue critérios padrões em todo o país. Em Minas Gerais, o Detran é responsável pelos serviços de emplacamento e vistoria de veículos.

Por ASCOM-PCMG

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
× Fale conosco?