Belo HorizonteCidadesPolíticaUltimas horas

Lula lidera corrida para presidente em Minas com 44%; Bolsonaro tem 23%, mostra pesquisa exclusiva da Itatiaia

Pesquisa encomendada pela Rádio Itatiaia mostra disputa por votos para presidente no Estado

Lula e Bolsonaro estão à frente das intenções de voto para a eleição a presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida em Minas Gerais pela Presidência da República. O petista tem 44% das intenções de voto entre os eleitores do Estado, mais que a soma de todos os outros candidatos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 23%, segundo pesquisa do Instituto Ver encomendada pela Rádio Itatiaia. 

É a primeira vez que a Itatiaia divulga pesquisa de intenção de voto e, com isso, é dado início à cobertura das eleições de 2022, tendo ainda pela frente um calendário de pesquisas ao longo do ano. Nessa quinta-feira, foi publicada intenções de voto para governador (veja aqui) e senador (clique aqui).

Sérgio Moro (Pode) aparece em terceiro com 5% das intenções, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 4%. O deputado André Janones (Avante) tem 2%.

João Doria (PSDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) têm 1% cada. Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

Os entrevistados que disseram não saber ou que não responderam totalizam 10%. Aqueles que disseram votar em branco, nulo ou em ninguém somam 9%.

Pesquisa estimulada para presidente em Minas Gerais

Lula (PT) – 44%

Bolsonaro (PL) – 23%

Sergio Moro (Podemos) – 5%

Ciro Gomes (PDT) – 4%

André Janones (Avante) – 2%

João Doria (PSDB) – 1%

Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%

Simone Tebet (MDB) – 0%

Felipe d’Ávila (Novo) – 0%

Ninguém / Branco / Nulo – 9%

Não sabe / Não respondeu – 10%

Mais dados

O ex-presidente Lula aparece à frente de Bolsonaro em dez das 12 regiões pesquisadas. Os dois empatam nas outras duas.

Lula lidera em todas as faixas etárias e entre homens e mulheres. O ex-presidente também aparece à frente entre os entrevistados que ganham até dois salários mínimos e na faixa de renda de dois a cinco salários, enquanto Bolsonaro é o primeiro entre os que ganham acima de 5. 

O atual presidente também aparece à frente entre os mais escolarizados, enquanto Lula lidera entre aqueles com até o ensino fundamental completo e também na categoria até fundamental completo.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os candidatos, Lula aparece com 32% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 19%. 

Ciro Gomes e Sergio Moro aparecem com 2% e 1%, respectivamente. Os votos em branco e nulo ou em ninguém são 5%. Não sabe e não respondeu são 39% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 3.000 pessoas entre 19 e 21 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-01859 / 2022.

Por Pedro Rocha Franco, 25/02/2022 às 07:41
atualizado em: 25/02/2022 às 08:36

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
× Fale conosco?