PolíticaUltimas horas

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA: ‘A alegria vem pela manhã’

O democrata Joe Biden, de 78 anos, tomou posse hoje como 46º presidente dos Estados Unidos ao prestar o juramento diante do Capitólio, em Washington. Seu antecessor, Donald Trump, não compareceu à cerimônia, quebrando o protocolo ao deixar a Casa Branca antes da chegada do novo presidente.

Kamala Harris também tomou posse como vice-presidente, sendo a primeira mulher a exercer o cargo.

“Como diz a Bíblia: ‘o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã’, e nós venceremos juntos!”, disse Biden durante discurso.

A cerimônia de posse aconteceu sob a proteção de 25 mil homens e mulheres da Guarda Nacional e um verdadeiro aparato de guerra, com caminhões militares, blindados, barreiras e grades bloqueando todos os acessos ao National Mall – onde estão o Congresso e a Casa Branca. No último dia 6 de janeiro, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio contestando o resultado da eleição durante a certificação da vitória de Biden.

O tradicional desfile a carro aberto pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca, sob os aplausos da população com bandeirinhas em punho, também foi cancelado por causa de medidas restritivas relativas à pandemia.

No lugar de 200 mil espectadores e convidados que costumavam apreciar a cerimônia nacional nos anos anteriores, 200 mil bandeiras americanas foram cravadas nos gramados do local.

Entre os cerca de mil convidados presentes na cerimônia estavam os ex-presidentes Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush. O vice-presidente que deixa o cargo hoje, Mike Pence, também esteve presente.

Biden foi eleito ao garantir 306 votos no Colégio Eleitoral, em comparação a 232 de Trump, nas eleições realizadas em novembro de 2020. Sem indícios, o republicano contestou o resultado com ações na Justiça, mas todas foram rejeitadas.

Antes da cerimônia, a equipe de Joe Biden anunciou que o presidente marcará sua entrada na Casa Branca com 17 decretos para reverter políticas que marcaram a gestão de seu antecessor Donald Trump

Entre elas, estão o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris sobre o clima, a anulação da decisão de deixar a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a construção do muro na fronteira com o México.

Outra prioridade do novo presidente é o combate à pandemia no país. Mais de 400 mil pessoas já morreram em decorrência da covid-19 no país.

A cerimônia de posse teve início por volta das 13h20 (de Brasília), com o discurso da senadora Amy Klobuchar relembrando a invasão ao Congresso americano. “Quando as turbas da insurreição estavam na frente ao Capitólio, e isso nos apontou para nossas responsabilidades”, disse.

Antes da posse de Biden, a cantora Lady Gaga cantou o hino nacional. Já Jennifer Lopez, no meio de sua apresentação, gritou em espanhol as palavras “liberdade e justiça” para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
× Fale conosco?