BrasilCidadesUltimas horas

Chuvas em Minas e na Bahia: ‘Momento ainda é de preocupação’, alerta secretário

Solos encharcados e previsão de mais chuva preocupam autoridades

Cidade de Itamaraju, na Bahia, sofre com enchentes e inundações após temporal

As chuvas voltaram a castigar regiões de Minas Gerais e da Bahia nos últimos dias. No estado mineiro, as cidades do Vale do Jequitinhonha, do Vale do Mucuri e do Norte de Minas são as mais afetadas. 

Na Bahia, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Os temporais causaram 18 mortes, mais de 16 mil abrigados, quase 20 mil desalojados e 286 feridos. Pelo menos 58 cidades estão totalmente ou parcialmente submersas.

As ocorrências demandam atenção do governo federal. Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, coronel Alexandre Lucas, a previsão é de mais chuva para as regiões atingidas nos próximos dias. 

“Como já temos uma sobrecarga dessa água, os solos estão encharcados, o desastre persistirá até que as águas abaixem. O momento ainda é de muita preocupação e necessidade de auto proteção e proteção comunitária”, afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (27). 

Segundo Alexandre Lucas, o fato das comunidades atingidas serem, muitas vezes, locais isolados, dificulta as ações de socorro e assistência. “Você precisa fazer muitas viagens e a capacidade de carga de pessoas em helicópteros e botes é pequena. Além disso,  tem a questão da extensão territorial das áreas atingidas, principalmente na Bahia”, completa. 

Por Redação, 27/12/2021 às 07:37
atualizado em: 27/12/2021 às 09:53

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco?