BrasilPandemiaSaúdeUltimas horas

Anvisa recebe pedido do Butantan para iniciar testes da ButanVac

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu, na noite de hoje, um pedido do Instituto Butantan para a realização de testes clínicos da ButanVac. A nova candidata a vacina contra covid-19 foi anunciada hoje de manhã, em coletiva de imprensa.

Caso a liberação aconteça, o Butantan pretende iniciar os ensaios já em abril. Com os resultados, a previsão é de que a distribuição do imunizante comece em julho. A vacina foi anunciada inicialmente como a primeira 100% brasileira. No entanto, agora à noite, o instituto disse que firmou parceria com o hospital Mount Sinai, de Nova York, para uso e exploração de parte da tecnologia desenvolvida pela instituição..

A explicação veio após o hospital ter afirmado que o responsável pelo desenvolvimento foi um pesquisador deles, da Icahn School of Medicine, conforme mostrou o jornal Folha de S.Paulo. Segundo a nota do instituto brasileiro, a instituição dos EUA “não havia autorizado a divulgação de seu nome em comunicados oficiais do Butantan sobre a nova vacina”

“O uso dessa tecnologia é livre do pagamento de royalties (royalty free) e pode ser feito por qualquer instituição de pesquisa em qualquer parte do mundo. Isso foi adotado para essa tecnologia com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus”, diz a nota do Butantan

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
× Fale conosco?