Acidente entre duas carretas na BR-116, próximo a Alpercata deixa motorista morto e pista fica interditada

Carga inflamável deve ser retirada por uma empresa de Ipatinga. Pista está interditada; a previsão da PRF é de liberação na manhã desta terça-feira (28)
Duas carretas bateram de frente na manhã desta segunda-feira (26), na BR-116, km 438, próximo a Alpercata. Um dos veículos estava carregado com ácido acético, o líquido ficou espalhado na pista; o motorista ficou preso às ferragens e morreu na hora.
O motorista da outra carreta, foi socorrido pelo SAMU consciente. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Governador Valadares, segundo o boletim médico, teve ferimentos leves. A identificação dos motoristas ainda não foi divulgada.
De acordo com os bombeiros a carreta com o ácido vinha da cidade de São Caetano do Sul sentido Governador Valadares, já o caminhão, vinha de Além Paraíba sentido a cidade de Caratinga.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/C/lzKKxcStSPrqFATbTtVg/whatsapp-image-2022-06-27-at-13.55.42.jpeg?w=708&ssl=1)
Batida entre duas carretas na BR-116 — Foto: Álvaro Leite/Inter TV dos Vales
Para realizar os trabalhos, os bombeiros usaram roupas e máscaras de proteção. O ácido transportado é inflamável, como explica o tenente do Corpo de Bombeiros Lucas Henrique Pela Trindade dos Santos.
“A ocorrência é delicada, porque o produto não pode entrar em contato com a água, porque se ele entrar em contato com a água ele entra em combustão e libera gases tóxicos. O cheiro forte que a gente sente aqui, apesar de incomodar, não é tóxico, ele se torna tóxico em caso de a combustão. Agora nós vamos aguardar a empresa responsável pela carga para ela fazer fazer o transbordo desse ácido e fazer a neutralização dele. Em seguida fazer a retirada do corpo da vítima”.
Um trecho de aproximadamente 200 metros foi interditado; isolando os veículos; há congestionamento no local; alguns motoristas estão buscando rotas alternativas para seguir viagem;
Já os motoristas de veículos maiores estão optando por permanecer no local e esperar a liberação da via, por se tratar de uma pista simples, este motoristas tem dificuldade para fazer manobra de conversão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a previsão é que a pista seja liberada na manhã desta terça-feira (28). A PRF, orienta para que os motoristas busquem outras rotas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/W/D/frLuuNQqajKnIBoCPt4w/acidente-br116-alpercata-27-06-22.png?w=708&ssl=1)
Acidente BR-116 — Foto: Álvaro Leite/Inter TV dos Vales
Ácido Acético
Produto corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta e congestão pulmonar. Um reagente químico importante e largamente utilizado na indústria química, usado na produção de politereftalato de etileno (PET), utilizado em garrafas de bebidas.
Por Fran Ribeiro